Teoria da Relatividade ou Física Quântica?

Segundo a nossa Constituição, a Carta Magna, o Brasil é um estado laico, o que significa que nenhuma religião, crença ou descrença religiosa tem preferência ou é depreciativa.



No regimento interno da Câmara dos Deputados, é obrigatório iniciar as sessões invocando a proteção de deus, e também é obrigatório que a bíblia esteja em algum lugar acessível, disponível para que qualquer deputado cite-a ou leia-a.



A Câmara dos Deputados, obviamente, não fica no Brasil. Estranhamente, ela também não está em outro lugar algum do mundo, já que é a Câmara dos Deputados brasileira.



Deve ser a tal Teoria da Relatividade, ou então coisa da Física Quântica mesmo, essa história de que um estado laico obriga o pedido de proteção a deus e a presença de uma bíblia para que os nossos legisladores sempre possam realizar seus trabalhos segundo preceitos cristãos. Alguém poderá dizer “mas eles não precisam trabalhar segundo preceitos cristãos”, e alguém poderia, então, replicar “mas Deus, com ‘d’ maiúsculo, não é cristão? E a bíblia é o que, hindú?”



Porque se a Câmara dos Deputados ficasse no Brasil, não poderia ter, em seu regimento interno, essas obrigações de testemunho cristão.



Claro, pode ser que, talvez, tenhamos que admitir que essa conversa de Estado laico seja uma mentira tão grande quanto as armas de destruição em massa iraquianas. Pode ser que a Constituição seja – oh, céus! – uma farsa. Ou pelo menos parte dela. Talvez, essa invocação a deus e essa bíblia sejam uma ofensa à Constituição. Afinal, ninguém me garante que a nossa Câmara dos Deputados não se localize no Brasil, esse grande Estado laico, e talvez fique em  Brasília, que é onde ficam as sedes do poder executivo e do judiciário. Alguém que mora em Brasília saberia me dizer se a Câmara dos Deputados fica aí, por favor?



Acho que uma pessoa cristã tem o dever de seguir os preceitos de sua religião. O mesmo vale para um Estado cristão. Mas porque motivo um Estado laico seguiria preceitos cristãos?



Se for esse o caso (quer dizer, se a Câmara ficar mesmo em Brasília), eu gostaria de dizer que me agradaria muito viver em um Estado laico que estimulasse a diversidade, e não desse prioridade a nenhuma crença.



Mas, confio na minha Pátria! Sei que não, isso não pode ser assim! A Câmara dos Deputados brasileira só pode localizar-se em outro lugar que não seja o Brasil, sem, no entanto, localizar-se em outro lugar qualquer, porque viraria bagunça se a Câmara da China fosse aqui, a da Argentina fosse no Canadá e a da Inglaterra, na Antártida, por exemplo.

Por isso, por essa confiança em meu país, só me resta descobrir se esse fenômeno, uma Câmara que não está em lugar algum, embora exista, é um fenômeno d Física Quântica, ou da Teoria da Relatividade.





Powered by ScribeFire.