Uma ofensiva legislativa protagonizada por alguns democratas e republicanos nas duas casas do congresso norte-americano pretende renomear o Escritório de Representação Econômica e Cultural de Taipei, atual nome do que é de fato a embaixada de Taiwan nos EUA, para Escritório de Representação de Taiwan.
O nome atual é utilizado nas representações taiwanesas em países que não reconhecem oficialmente a independência de Taiwan, mas mantém relações diplomáticas e comerciais extraoficiais com a ilha.
Tanto a China (cujo nome oficial é República Popular da China) quanto Taiwan (cujo nome oficial é República da China) atribuem cada qual a si próprio a legitimidade sobre todo o território chinês, seja o continental ou o insular, e consideram o outro governo ilegítimo.
A China foi fundada em 1912 e compreendia parte do mesmo território continental atual e a Mongólia. No fim da Segunda Guerra anexou o conjunto de ilhas que hoje é o território taiwanês. Em 1949 o Partido Nacionalista Chinês perdeu a guerra civil para o Partido Comunista Chinês e transferiu sua capital para Taipé. Desde então os dois governos disputam a China entre si.