Nicarágua cassa universidades e organizações civis

A Asamblea Nacional de Nicaragua (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) aprovou a cassação da personalidade jurídica de cinco universidades nicaraguenses a pedido do Ministerio de Gobernación do páis (equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro).

As cinco universidades funcionam sob a Ley 89, que reconhece a função social de centros de ensino superior, sejam eles privados ou públicos, e por isto garante o acesso livre e gratuito dos cidadãos aos estabelecimentos de ensino enquadrados nesta lei.

O governo fundamentou a decisão no descumprimento de procedimentos burocráticos que as universidades, no entanto, disseram terem sido cumpridos, mas tiveram a documentação inexplicavelmente recusada pelo governo, motivo pelo qual suspeitam que a causa das recusas e cancelamentos seja o potencial que estes centros de ensino têm para divergir de Ortega, como alguns deles já o fizeram em outras ocasiões.

Além das universidades, outras organizações civis, como a Asociación de Cantautores Nicaragüenses e a Cáritas diocesana de Estelí, por exemplo, também tiveram seus registros cancelados pelo governo.

Fontes: VOA, Artículo 66, La Prensa e Confidencial. (Imagem: Wikimedia)